A CNTE e diversas outras entidades sindicais convocaram para 22 de março o Dia Nacional em Defesa do Piso Salarial Digno para todas as carreiras de educadores do País e também um protesto pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM).
É importante para todo o sistema educacional, incluindo para os educadores que trabalham no ensino privado, que os professores e demais funcionários da educação recebam um piso salarial digno.
O mesmo acontece em relação à luta pela revogação do NEM; este foi aprovado através da “Reforma do Ensino Médio”, uma medida autoritária que interrompeu, em 2016, o debate que estava sendo feito, junto ao Fórum Nacional da Educação, para se aplicar uma reforma verdadeiramente democrática na educação brasileira.
O dito Novo Ensino Médio é um ataque contra a educação, visando reduzir o investimento e privatizar enormes segmentos da educação pública, favorecendo grupos econômicos. Os professores que trabalham no ensino privado sabem o quanto é nociva a atuação desses grandes grupos, que criam oligopólios, aumentam o desemprego na categoria, com o investimento maciço no ensino à distância, além de arrocharem os salários e desrespeitarem direitos trabalhistas.
Não podemos aceitar a precarização do trabalho docente e a exclusão no processo de formação dos estudantes que o NEM vai proporcionar.
Por isso, a Feteerj e os Sindicatos dos Professores filiados apoiam a luta deste dia 22 de março.