Como o tema da ditadura militar entra na sala de aula?

Com o objetivo de analisar o período histórico e identificar as diversas interpretações sobre o mesmo fato, é imprescindível oferecer informações objetivas sobre o que se viveu nos 21 anos de ditadura militar.

Um grande número de sites, atualmente, pode inspirar e auxiliar o trabalho dos professores, reunindo documentos oficiais, fotografias, cartazes, charges, jornais da época, testemunhos de vítimas, documentários, além de publicações como relatórios finas da Comissão Nacional da Verdade (nacional e estaduais) e planos de aula. Entre eles: Memórias Reveladas, o site do Grupo de Estudos sobre a Ditadura Militar do IFCS/UFRJ, o História da Ditadura e o Memórias da Ditadura.

Por exemplo, é preciso analisar o que ocorria com quem se mostrasse contra o regime. A censura e a perseguição sofrida por educadores, militantes e artistas, como Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil, que foram exilados por expressarem sua indignação através das músicas, líderes estudantis e políticos da oposição, que tiveram de fugir do país ou até desapareceram, provavelmente mortos pela repressão, são pontos cruciais na apresentação do assunto aos estudantes.

Veja algumas sugestões de material de apoio para a preparação da aula.

Filmes, Músicas, livros .

Lembrar para não esquecer!

#DitaduraNuncaMais