Guilhermina Rocha é homenageada por sua militância em defesa dos direitos dos trabalhadores

A professora Guilhermina Rocha, de Rio das Ostras, foi destaque na revista Radis, da Fiocruz, que dedicou uma reportagem especial à sua trajetória e atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores da educação. A educadora recebeu a medalha Rosa Amélia Alves de Araújo, concedida pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

Na reportagem da Radis, Guilhermina relatou como sua vocação pelo magistério começou ainda na infância, quando descobriu que sua mãe era analfabeta. Movida pelo desejo de ensinar, ela se dedicou a alfabetizar a mãe, transformando o aprendizado em uma experiência compartilhada.

“Comecei a me interessar pela educação quando descobri que minha mãe não sabia ler e escrever. Isso me motivou a recomeçar os estudos”, contou Guilhermina. Juntas, mãe e filha saborearam o conhecimento, fortalecendo os laços familiares e o amor pela educação.

Além de sua atuação como professora na rede pública e privada do Rio de Janeiro, Guilhermina Luzia da Rocha tem um papel importante na defesa dos direitos trabalhistas, sociais e humanos dos educadores. Ela é coordenadora da Secretaria de Saúde e Previdência da Federação Estadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (FETEERJ) e diretora do Sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sinpro Macaé e Região). Sua militância sindical visa garantir melhores condições de trabalho e saúde para os profissionais da educação.

A medalha foi entregue pela pesquisadora do Cesteh Kátia Reis, que ressaltou a importância da relação entre o Cesteh e os movimentos sindicais da educação. “Temos que fazer uma análise crítica para mostrar aos trabalhadores que adoecemos e podemos morrer por conta do ambiente de trabalho”, afirmou Kátia Reis.

Link da matéria: https://radis.ensp.fiocruz.br/reportagem/saude-e-trabalho/trabalhadoras-do-brasil-261/?utm_campaign=later-linkinbio-radisfiocruz&utm_content=later-43906110&utm_medium=social&utm_source=linkin.bio