#21DiasDeAtivismo: “Sou Mulher E Sou Negra”
O Movimento 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão e a luta pela garantia dos direitos das mulheres. No Brasil, o movimento tem início no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, com a finalidade de enfatizar a dupla vulnerabilidade da mulher negra.
O Sinpro Macaé e Região se une às diversas entidades difundindo o enfrentamento à violência para que chegue ao máximo de pessoas possível.
Este ano estamos homenageando nossas diretoras neste 21 Dias de Ativismo, professoras, mulheres negras e lutadoras.
Ivania Ribeiro, vice-presidente do Sinpro Macaé e Região, primeira mulher negra eleita vereadora em Macaé.
Guilhermina Rocha, presidente eleita ( gestão 2024-2027) Sinpro Macaé e Região, e atualmente Coordenadora da Secretaria de Saúde e Previdência da Feteerj.
Rosilene Macedo, diretora do sindicato e da Secretaria de Saúde e Previdência da Feteerj.
Dulce Helena, também diretora do Sinpro Macaé e Região e ex-presidente do Conselho Municipal de Educação de Macaé.
A iniciativa se inspira na ação mundial de mesmo nome e que se iniciou em 1991, intitulada “As Mariposas”, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, assassinadas em 1960, na República Dominicana.
A dor da discriminação e de constantes violências se multiplica diante de casos graves de racismo, dos altos índices de feminicídio e de homicídio que ainda são rotina para milhares de mulheres negras em todo o país. Afinal, as mulheres negras são as que mais sofrem com a violência. É o que mostram os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022. Entre as vítimas de feminicídio, 37,5% são brancas e 62% são negras e, nas mortes violentas, 70,7% são negras e 28,6% são brancas.
Deixamos uma reflexão sobre a importância de buscarmos uma sociedade mais justa, igual e segura para todas e todos, sem distinção de raça.
O Sinpro Macaé se empenha no debate no campo da formação política e social para fortalecer o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, adolescente e criança.
Se você estiver em situação de perigo iminente, sendo vítima ou presenciando algum tipo de agressão, ligue imediatamente para 190 ou procure a delegacia de polícia mais próxima.
#21DiasDeAtivismo #combateraviolenciacontraamulher
#25denovembro
#sinpromacaenaluta #LasMariposas